A Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador, Codecon, realiza uma grande Operação de Verão no porto, aeroporto e rodoviária de Salvador, a partir da próxima segunda feira (17). A ação educativa irá orientar foliões e turistas sobre descumprimento de oferta de blocos vendidos pela internet, extravio de bagagem, problemas com hospedagem, perda de comanda em restaurantes e venda casada. Para garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores, os fiscais do órgão também estarão nas ruas durante a Folia Momesca nos principais circuitos e carnavais de bairros.

“O número de pessoas que chega a Salvador neste período, principalmente para o Carnaval, é muito expressivo. Aumenta também o consumo de ingressos para festas, blocos, serviço de hotelaria, transporte e alimentação. Com essa demanda, a Codecon vai atuar de forma incisiva nos balcões educativos e nas ruas, buscando manter uma relação de respeito entre fornecedor e consumidor”, ressalta Roberta Caires, diretora do órgão.

Cinco mil folders trilíngues - em português, inglês e espanhol - serão distribuídos para soteropolitanos e turistas, com dicas de como o consumidor deve agir em situações de descumprimento da lei. Nesse conteúdo, uma das principais orientações é sobre a importância de guardar todos os comprovantes da relação de consumo, para que, se houver o descumprimento de acordo, os documentos sirvam como prova.

Chame a Codecon - Em caso de dúvida ou desrespeito às leis presentes no Código de Defesa do Consumidor, o folião é orientado a chamar a Codecon através do aplicativo Codecon Mobile, pelas redes sociais Facebook e Instagram ou pelo Disque Salvador 156. O consumidor pode ainda comparecer à sede do órgão, na Rua Chile, nº 3, das 8h às 17h, também durante o Carnaval. Na Praça Municipal, em frente ao Elevador Lacerda, a Codecon disponibilizará ainda um Balcão de Atendimento durante o Carnaval das 7h às 18h, durante a Folia Momesca.