Motivada pelas grandes promoções de queima de estoque no mês de janeiro, a Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon), realizou a Operação Ano Novo nesta sexta-feira (8), em estabelecimentos de diversos bairros e shoppings da capital baiana. O objetivo é acompanhar as condições de ofertas e garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados.

2 das 14 lojas visitadas foram notificadas por ausência de preço, infração prevista no artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que determina que não deve haver omissão de informações importantes como preço e descrição do produto. As visitas ocorreram em bairros como Paripe, Cajazeiras, Alto do Cabrito, Águas Claras e Dois de Julho, além dos principais shoppings de Salvador.

O diretor da Codecon, Humberto Viana, ressalta a importância das operações pontuais de fiscalização no início do ano: “É Imprescindível começar o ano acompanhando as ações do comércio, observando as relações de consumo, para assegurar que o consumidor seja respeitado”. O diretor explicou ainda que além de fiscalizar, os agentes fazem um trabalho educativo que orienta fornecedores e consumidores “Nós atuamos para manter uma relação de respeito entre as partes, fazendo um trabalho educativo para que o consumidor possa ter através da Codecon, a perspectiva adequada dos seus direitos”, acrescentou Humberto.

Essa atuação é uma determinação do prefeito Bruno Reis e faz parte de um conjunto de ações proativas para educar e proteger o consumidor soteropolitano. Para fazer denúncias, o cidadão poderá usar o aplicativo Codecon Mobile, o site (www.codecon.salvador.ba.gov.br/), portal do Fala Salvador (falasalvador.ba.gov.br) e a Central de Atendimento Disque Salvador - 156.